Exposição "Primeira Pedra"

Exposição "Primeira Pedra" De 23 de junho a 14 de outubro

Exposição Primeira Pedra
Primeira Pedra é um programa de pesquisa experimental, de âmbito nacional e internacional, sobre as potencialidades de utilização da pedra portuguesa, alicerçado nas suas propriedades materiais e características distintivas.

O programa concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa, sensibilizando para as suas especificidades e para a indústria que lhe está associada.

No centro deste programa estão diversos arquitetos e designers de produto ou gráficos, bem como outros protagonistas do território da criação cultural, nacionais e internacionais, convidados a desenvolver trabalhos que enfatizam não só o material em bruto e processado, mas também o próprio local da sua extração – as pedreiras – a sua envolvente sociocultural e o seu papel na paisagem e no ambiente.

Primeira Pedra integra três grandes projetos de pesquisa e desenvolvimento – Resistance, Still Motion e Common Sense – que foram internacionalmente apresentados em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo e Londres.

Porto de Mós “nascido e criado” no seio da pedra, não poderia deixar de acolher este projeto de homenagem à pedra portuguesa, sendo até outubro, palco desta exposição, que reúne em vários espaços da vila 14 obras magníficas que justificam, certamente, uma visita.

www.primeirapedra.com

 

IDENTIDADE

A pedra tem uma identidade que permanece até hoje sinónimo de um universo verdadeiramente espantoso que, extraída da mãe Natureza, fez questão de acompanhar a evolução dos tempos e de se mostrar nos detalhes do nosso quotidiano. As suas qualidades naturais de beleza, durabilidade e solidez, fazem da pedra portuguesa uma matéria-prima de excelência que, para além de um interessante testemunho de milhões de anos de evolução geológica, a tornam um material com aptidões singulares.


Porto de Mós detém no seu território uma riqueza geológica única, integrando o mais importante maciço calcário do país com uma ligação centenária à indústria da pedra natural, que é de extrema importância no contexto socioeconómico e cultural da região e do país.

Sendo a Pedra um material de fortes características identitárias, IDENTIDADE apresenta um largo espetro de peças em pedra portuguesa, produzidas para comunicar as suas propriedades materiais e características distintivas, que têm mantido a relação temporal entre o homem e a natureza.

Na génese desta exposição está a PRIMEIRA PEDRA, um programa de pesquisa experimental, acarinhado pelo Portugal2020/Compete2020, que conciliou industria e design no desenvolvimento de novas aplicações que sublinham as especificidades da Pedra Portuguesa e as potencialidades da sua indústria. A este programa associaram-se 24 arquitetos e designers de produto ou gráficos, bem como outros protagonistas do território da criação cultural – nacionais e internacionais – convidados a desenvolver projetos que enfatizam, não só a pedra em bruto ou processada, mas também, o próprio local da sua extração, as pedreiras, a sua envolvente socio-cultural e o seu papel na paisagem e no ambiente.

A exposição IDENTIDADE apresenta 26 das 52 peças produzidas no âmbito Primeira Pedra, que percorreram, durante os últimos dois anos, grandes palcos do design internacional, das artes e da arquitetura Mundial, desde Nova Iorque, Milão, Basileia, São Paulo, Veneza, a Londres. Agora, a indústria da pedra natural expõe pela primeira vez a sua versatilidade ao público nacional, numa primeira visão de conjunto sobre a abordagem dos autores convidados a explorar um material de fortes características identitárias, a Pedra.

O palco escolhido foram as ruas e locais mais emblemáticos de Porto de Mós.

Esperamos que desfrutem.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.