Exposição "Simbiose (simbiosis)" de Jéssica Gaspar

Exposição "Simbiose (simbiosis)" de Jéssica Gaspar de 29 agosto a 29 de setembro | na Biblioteca Municipal de Porto de Mós

 

 

"Esta exposição foi criada a partir de uma pesquisa fotográfica sobre musgos, líquens e outros fungos que vivem em simbiose nos troncos das árvores, como processo criativo até à criação da obra.

Os líquens estabelecem relações de simbiose mútua entre algas e fungos que crescem unidos às árvores e pedras. O objetivo destas imagens é estabelecer a seguinte associação: assim como os líquens vivem numa união simbiótica - como um só - , também o homem pode viver numa boa relação com o seu meio envolvente e em sintonia com a natureza.

Em “Merge”, recurso ao photoshop, as imagens fotográficas são fundidas com outras imagens cujo o tema são paisagens e auto-retratos, dando origem a duas séries. Estas foram pensadas como uma instalação visual e sonora, projetando as imagens acompanhadas de sons da natureza, de forma a criar um ambiente mais imersivo, mas estas podem também ser apresentadas em vários suportes, como é o caso desta exposição.

Durante este processo, originam-se três outras séries: Ensaio de pintura e fotografia, Natural Patterns e Prespectives. "

Biografia:
Jéssica Pereira Gaspar

Nasceu em Coimbra em 1996.
É finalista da Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Das exposições colectivas onde participou destacam-se:
- em 2016 - Over & Out, no Museu das Comunicações, Lisboa.
- em 2017 - Over & Out, no Antigo Hospital Militar da Estrela.
- Destaca-se ainda a sua participação em projectos de obra pública (pintura mural) nomeadamente no hipermercado E. Leclerc em São Domingos de Rana, Oeiras (2017), no Jardim dos Cravos situado na Rua Teixeira de Pascoais, Alvalade, Lisboa (2017), e no campus da ULHT, no Campo Grande, Lisboa (2017).

A presente exposição intitula-se Simbiose.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.