Ministro da Administração Interna preside a inauguração do CMA de Porto de Mós

Ministro da Administração Interna preside a inauguração do CMA de Porto de Mós Porto de Mós recebeu, hoje, 28 de setembro, em Alcaria, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita...

Porto de Mós recebeu, hoje, 28 de setembro, em Alcaria, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, para a cerimónia de inauguração das obras de requalificação e ampliação do Centro de Meios Aéreos de Porto de Mós.

A presença foi justificada pela importância que o CMA detém, atualmente, na estrutura de proteção civil da região, acolhendo um meio aéreo, para primeira intervenção, durante o período crítico. Contudo, durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, fez questão de frisar a importância deste “CMA passar a dispor de um meio aéreo em permanência, quer de combate a incêndio, quer de proteção e socorro”, uma vez que a sua localização geográfica, bem como as excelentes condições de operacionalidade existentes permitem que estejam reunidas todas as condições para acolher um meio em permanência.

De referir que desde 2001 que não se verificava um número de ocorrências tão baixo, como em 2018, assim como de área ardida.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considera que essa possibilidade se mantém dependente da avaliação global que será feita do ano de 2018, mas que estará assegurada a presença de um meio aéreo em Porto de Mós, sob o mesmo regime, no próximo ano.

Para além do papel fulcral que o CMA desenvolve na região, é, ainda, objetivo da Câmara Municipal de Porto de Mós "ampliar estas instalações e criar um polo formativo de excelência, estabelecendo protocolos e parcerias para contribuírem para a execução do plano de fogo controlado do município e criar condições para dotar este polo formativo de condições para alojar os diferentes agentes de proteção civil de todo o país, com vista a receberem formação sem pôr em causa a operacionalidade do CMA", afirmou Jorge Vala.

Durante a cerimónia interveio, também, o Comandante-Geral da GNR, Tenente General Luís Francisco Botelho Miguel, tendo ficado o registo de que os bons resultados obtidos no concelho de Porto de Mós e em toda a região de Leiria são fruta de um trabalho concertado entre entidades, onde a Câmara Municipal de Porto de Mós, a Guarda Nacional Republicana 8GIPS e SPNA), os Sapadores Florestais e os corpos de Bombeiros, em parceria com as juntas e comunidades locais, têm tido um papel determinante.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.