Comemorações do 25 de abril invadem ruas de Porto de Mós

Comemorações do 25 de abril invadem ruas de Porto de Mós Iniciativa da Assembleia e da Câmara Municipal de Porto de Mós, a celebração da Revolução dos Cravos foi assinalada no concelho com um programa alargado de atividades...

As Comemorações do 25 de Abril invadiram as ruas de Porto de Mós!

Iniciativa da Assembleia e da Câmara Municipal de Porto de Mós, a celebração da Revolução dos Cravos foi assinalada no concelho com um programa alargado de atividades. No dia 24 de abril, um espetáculo de vídeo mapping percorreu as ruas da vila com imagens projetadas, música e recriações dos militares a correr pelas ruas. O espetáculo culminou na Praça da República, com uma recriação histórica e fogo-de-artifício.

Já o dia 25 de abril iniciou com o hastear da bandeira, pelas 09h00, tendo contado com a presença do Regimento de Artilharia nº4 e com as três corporações de bombeiros do concelho, acompanhados pela Banda Recreativa Portomosense e pelo Coro do Conservatório de Porto de Mós.

De seguida teve lugar a Cerimónia de Homenagem ao Poder Local Democrático, através da inauguração de um mural, no Edifício dos Paços do Concelho, onde constam os nomes de todos os eleitos locais, eleitos em democracia. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, “no seu início o poder local além da proximidade às pessoas, trouxe às nossas terras e lugares, inúmeras infraestruturas (…) a um território até então pouco desenvolvido (…) Mas este desenvolvimento só aconteceu porque independentemente da função ou cargo de cada um, houve mulheres e homens que abraçaram desafios, lutaram por causas e comemoraram conquistas em nome do bem comum (…)”.

Ao final da manhã deu-se a assinatura dos contratos interadministrativos entre o Municipio de Porto de Mós e as Juntas de Freguesia, “discutidos e aprovados em democracia”, de acordo com o Presidente da Câmara.

A sessão solene teve lugar durante a tarde, presidida pela Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro.

As comemorações tiveram continuação com as “Conversas de Abril” onde Luís Amado foi convidado a falar sobre a sua vivência do 25 de abril e encerraram com o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras com Janita Salomé.

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.